Descrição das Disciplinas

  1. Núcleo Obrigatório
  2. Núcleo Eletivo
     

Núcleo Obrigatório

  • EC100 Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (2 créditos)

Conceituação do termo pesquisa e suas implicações sociais. Elementos constitutivos de uma pesquisa científica em Educação em Ciências e Educação Matemática. Principais abordagens metodológicas da pesquisa educacional na área de Ciências e Matemática: pesquisa experimental; pesquisa-ação e pesquisa participante; estudo de caso; estudo etnográfico; análise de conteúdo; pesquisa histórica; pesquisa bibliográfica; estudos longitudinais e transversais. Métodos qualitativos e quantitativos na pesquisa em educação. Pesquisa em educação e formação do professor-pesquisador.

  • EC110 Seminário de Pesquisa do Mestrado (2 créditos)

Apresentação e discussão de temas e pesquisas atuais em Educação, Ensino de Ciências ou Educação Matemática. Tendências temáticas e metodológicas da pesquisa em Educação em Ciências e Educação Matemática. Problemas atuais da Educação em Ciências e da Educação Matemática e formas de tratamento desses problemas nas pesquisas acadêmicas. Discussão de temas selecionados, visando subsidiar a formulação dos projetos de pesquisa para a dissertação.

  • EC120 Seminário de Pesquisa do Doutorado (2 créditos)

Apresentação e discussão de temas e pesquisas atuais em Educação, Ensino de Ciências ou Educação Matemática. Tendências temáticas e metodológicas da pesquisa em Educação em Ciências e Educação Matemática. Problemas atuais da Educação em Ciências e da Educação Matemática e formas de tratamento desses problemas nas pesquisas acadêmicas. Discussão de temas selecionados, visando subsidiar a formulação dos projetos de pesquisa para a tese.

  • EC111 Seminário de Projetos de Mestrado I (2 créditos)

Apresentação e discussão coletiva dos projetos de mestrado dos alunos ingressantes. Realização de estudos teóricos e metodológicos de investigação científica visando a re-elaboração dos projetos de pesquisa dos alunos ingressantes no mestrado.

  • EC112 Seminário de Projetos de Mestrado II (2 créditos)

Realização de tarefas didático-científicas visando a discussão coletiva das pesquisas em andamento e ao aprimoramento dos trabalhos produzidos pelos alunos de mestrado no processo de elaboração de sua dissertação (por exemplo, versão final do projeto de pesquisa, capítulo de revisão bibliográfica e/ou fundamentação teórica, coleta de dados etc.).

  • EC121 Seminário de Projetos de Doutorado I (2 créditos)

Apresentação e discussão coletiva dos projetos de doutorado dos alunos ingressantes. Realização de estudos teóricos e metodológicos de investigação científica visando a re-elaboração dos projetos de pesquisa dos alunos ingressantes no doutorado.

  • EC122 Seminário de Projetos de Doutorado II (2 créditos)

Realização de tarefas didático-científicas visando a discussão coletiva das pesquisas em andamento e ao aprimoramento dos trabalhos produzidos pelos alunos de doutorado no processo de elaboração de sua tese (por exemplo, versão final do projeto de pesquisa, capítulo de revisão bibliográfica e/ou fundamentação teórica, coleta de dados etc.).

  • EC130 Seminários (2 créditos)*

É obrigatório comprovar a frequência em um ou dois Seminários Internos do PECIM, em dez bancas de Exame de Qualificação ou Defesa de Mestrado ou Doutorado do PECIM, ou em quaisquer programas credenciados pela CAPES e em seis Palestras/Seminários durante todo o período ativo no curso e até o quarto semestre fazer a matrícula na disciplina para registro do cumprimento desta exigência.

  • EC140 Seminários (4 créditos)*

É obrigatório comprovar a frequência em três ou quatro Seminários Internos do PECIM, em vinte Bancas de Exame de Qualificação ou Defesa de Mestrado ou Doutorado do PECIM, ou em quaisquer programas credenciados pela CAPES e em 12 Palestras/Seminários durante todo período ativo no curso e até o oitavo semestre fazer a matrícula na disciplina para registro do cumprimento desta exigência.

 

Núcleo Eletivo

  • EC300 Ciclos

Equações diferenciais; evolução temporal das respostas; meio ambiente e ciclo da água, formação da Terra e ciclos geológicos, reações químicas auto-catalíticas; reações químicas cíclicas e oscilações; movimentos periódicos e oscilações; rotas para o caos.

  • EC310 Escalas

Séries, números, bases de contagem, escalas matemáticas; reações ácido-base e a escala de pH; placas tectônicas e a escala Richter, entropia, mudança de fase e escalas de temperatura, tempo e datação.

  • EC320 Atividades e Experiências

A experimentação na escola e no ambiente social. Experimentos virtuais. Experimentos matemáticos. Trabalho de campo. Experimentos em laboratório: segurança, metodologia e aplicação. Experimentos em sala: segurança, metodologia e aplicação. Metodologia e estratégias para o planejamento do ensino das atividades experimentais e atividades de campo. Trabalhos experimentais e trabalhos de campo e sua importância na construção do conhecimento nas Ciências Naturais e na Matemática. Meio ambiente, experimentos e trabalhos de campo. Epistemologia da ciência, experimentação e atividades práticas.

  • EC330 Tratamento da Informação

Problemas de contagem. Princípios aditivo e multiplicativo. Arranjos, combinações e permutações. Binômio de Newton, triângulo de Pascal. Experimento aleatório e eventos. Regras de probabilidade. Enfoque clássico, frequentista e axiomático. Probabilidade condicional. Simulação de experimentos aleatórios e flutuações amostrais. Média, moda, mediana e representação gráfica de uma variável estocástica. Variabilidade e assimetrias. Medidas-resumo como retas de ajuste e correlações no caso bivariado e suas representações gráficas. Planejamento de experimentos. Elementos de amostragem.

  • EC700 Produção de Recursos e Materiais Didáticos para o Ensino de Ciências e Matemática

Análise e discussão de recursos e materiais didáticos no ensino de Ciências e Matemática. História dos recursos e materiais didáticos no ensino de Ciências e Matemática. Bases para o planejamento, desenvolvimento, utilização e avaliação de recursos didáticos para o ensino de Ciências e Matemática.

  • EC710 História e Filosofia das Ciências da Natureza e da Matemática

Apresentação das principais tendências em História das Ciências e Filosofia das Ciências. Discussão das relações entre estes campo e o ensino de Ciências, visando identificar, discutir, criticar e eventualmente incorporar suas contribuições para a Educação em Ciências (por exemplo, caráter ilustrativo, ampliação da cultura geral dos alunos, recurso didático na seleção, organização e apresentação dos conteúdos, formação da capacidade crítica dos alunos etc.). Discussão teórica e elaboração de uma experiência concreta de ensino (aula, audiovisual, texto etc.), visando a uma possível aplicação prática em contexto escolar ou de formação de professores.

  • EC720 Teorias do Ensino-Aprendizagem no Ensino de Ciências e Matemática

Análise dos processos de desenvolvimento e aprendizagem de acordo com as principais correntes teóricas da Psicologia. Análise das relações entre aprendizagem e desenvolvimento e implicações para as práticas pedagógicas em Ciências e Matemática. Principais tendências pedagógicas no Ensino de Ciências e Matemática. Contribuições do construtivismo para o ensino de Ciências e Matemática.

EC730 Produção de Conhecimento e Currículo na Área de Ciências e Matemática

Estudo das relações entre conhecimento, ciência e educação tendo em vista a análise dos diferentes campos do saber presentes em produções destinadas ao ensino na área de Ciências e Matemática. Perspectivas histórica, cultural, epistemológica e social nas teorizações sobre o currículo. Pressupostos sociofilosóficos de propostas curriculares em Ciências e Matemática de diferentes sistemas de educação, níveis de ensino e escolas.

EC740 Políticas Públicas e Ensino de Ciências e Matemática

Estudo das tendências históricas e atuais das políticas curriculares brasileiras relativas ao ensino de Ciências e Matemática para a escola básica e para a formação do professor que ensina Ciências e Matemática. Os efeitos da globalização e do neo-liberalismo nas políticas atuais de ensino de Ciências e Matemática e nos recentes programas de formação inicial e continuada de professores em serviço. Estudo de alguns movimentos ou paradigmas emergentes que fazem contra-ponto ou resistência a essas políticas públicas. Análise e discussão de possibilidades de pesquisa sobre o tema das políticas públicas no Ensino de Ciências e Matemática.

EC750 Linguagens no Ensino de Ciências e Matemática

Linguagens na produção da Ciência e da Matemática. Funcionamento das linguagens no ensino das Ciências da Natureza e da Matemática. Funcionamentos discursivos na escola e na educação não formal. Principais tendências na pesquisa sobre linguagem na Educação em Ciências e Matemática.

EC760 Fundamentos da Educação Ambiental

Movimentos históricos e tendências da Educação Ambiental. Noções de ambiente e suas implicações para o ensino de Ciências e Matemática. A inserção da dimensão ambiental nos programas e diretrizes curriculares para o ensino de Ciências e Matemática. Relações históricas entre o ensino de Ciências e Matemática e Educação Ambiental. Questões ambientais e a interdisciplinaridade no ensino de Ciências e Matemática. Práticas escolares de Educação Ambiental.

EC770 Educação Não-Formal no Ensino de Ciências e Matemática

Reflexão sobre os fundamentos teóricos e metodológicos da educação não formal na área de Ciências e Matemática. Estrutura e organização de espaços não formais de ensino, como Centros e Museus de Ciências e Matemática. Processos de ensino e aprendizagem em espaços não formais. Letramento científico e divulgação da ciência. Contribuições dos espaços não formais para o ensino escolar.

EC780 Tópicos Especiais no Ensino de Matemática

Apresentação de tópicos específicos em ensino de Matemática não contemplados integralmente pelas disciplinas regulares do programa.

EC790 Tópicos Especiais no Ensino das Ciências da Natureza

Apresentação de tópicos específicos não contemplados integralmente pelas disciplinas regulares do programa, voltados para o ensino de Ciências ou em campos específicos da Biologia, Física, Geociências ou Química.