Processo Seletivo

 

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MULTIUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA UNICAMP

 

EDITAL 03/2018

 

Esse Edital refere-se ao processo de seleção de candidatos aos Cursos de Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática do Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática da Unicamp (PECIM), tendo em vista o ingresso de novos alunos para matrícula no primeiro semestre de 2019.

 

Para o Mestrado podem se candidatar graduado(a)s em cursos plenos de nível superior nas modalidades licenciatura, bacharelado ou bacharelado interdisciplinar.  O(a) candidato(a) deverá ter concluído o curso de graduação até a data de matrícula no mestrado.

 

Para o Doutorado podem se candidatar pós-graduado(a)s que sejam portadores do título de Mestre em curso reconhecido pela CAPES ou estudantes concluintes do curso de mestrado desde que, se aprovados, sejam portadores do diploma ou certificado de conclusão do Mestrado até a data de matrícula no doutorado.

 

Para obter mais informações sobre o programa, professores e linhas de pesquisa, o(a) candidato(a) pode acessar a página eletrônica do PECIM, https://www.pecim.unicamp.br

 

1.      INSCRIÇÃO

 

No período de inscrição o(a) candidato(a) deverá acessar o link https://www.pecim.fe.unicamp.br, registrar-se, preencher os dados relativos à sua inscrição e enviar online os documentos solicitados para inscrição, em formato digital. Candidatos que não atenderem a essas solicitações estarão eliminados do processo seletivo.

 

2.      DAS VAGAS PARA O PECIM

Serão ofertadas 15 (quinze) vagas para o Programa de Mestrado e 10 (dez) vagas para o Programa de Doutorado do PECIM.

2.1.   A Comissão do Processo Seletivo reserva o direito de não preencher todas as vagas oferecidas.

2.2.   Excepcionalmente a Comissão do Processo Seletivo poderá aumentar a quantidade de vagas ofertadas.

3.      DO PROCESSO SELETIVO PARA O PECIM

O Processo seletivo ocorrerá em três fases, todas elas eliminatórias e classificatórias.

3.1.   A primeira fase constará da análise de currículo e da produção acadêmica nas áreas do PECIM e do resultado na prova dissertativa.

3.1.1. A análise da produção acadêmica seguirá a estrutura apresentada no Anexo 2, sendo que o(a) candidato(a) será classificado(a) por uma nota na produção acadêmica entre zero e dois pontos.

3.1.2. A prova dissertativa constará de quatro itens sobre os textos indicados no Edital de Biografia, sendo que o(a) candidato(a) será classificado(a) por uma nota da prova dissertativa entre zero e oito pontos.

3.1.3. A nota da primeira fase será a soma da nota na produção acadêmica com a nota da prova dissertativa, totalizando dez pontos.

3.1.4. Serão convocados para a segunda fase os candidatos em ordem decrescente de nota da primeira fase, até completar 2,0 (duas) vezes o número de vagas ofertadas, ou seja, 30 (trinta) vagas para o Programa de Mestrado e 20 (vinte) vagas para o Programa de Doutorado.

3.1.4.1. Em caso de empates na nota dos últimos selecionados, todos os candidatos com a mesma nota serão convocados para a segunda fase.

3.2.   A segunda fase constará da análise do Projeto de Pesquisa apresentado pelo candidato.

3.2.1. O Projeto de Pesquisa será avaliado por sua exequibilidade, apropriação às linhas do Programa de PósGraduação Multiunidades no Ensino de Ciências e Matemática, aspectos metodológicos e relações com a área de Ensino; sendo que o(a) candidato(a) poderá obter uma nota do projeto entre zero e cinco pontos.

3.2.2. Candidatos com nota do projeto inferior a 2,5 pontos serão eliminados do processo seletivo.

3.2.3.A nota da segunda fase será formada pela nota da primeira fase somada à nota do projeto.

3.2.4. Serão convocados para a terceira fase os candidatos em ordem decrescente de nota da segunda fase, até completar 1,5 (uma e meia) vezes o número de vagas ofertadas, ou seja, até 23 (vinte e três) candidatos para o Programa de Mestrado e até 15 (quinze) candidatos para o Programa de Doutorado.

3.2.4.1. Em caso de empates na nota dos últimos selecionados, todos os candidatos com a mesma nota serão convocados para a terceira fase.

3.3.   A terceira fase constará de uma entrevista com apresentação do Projeto de Pesquisa, a ser apresentada pelo(a) candidato(a).

3.3.1. A apresentação do projeto deverá ser feita em até 10 minutos, seguido de até 20 minutos de arguição e perguntas gerais por parte da banca.

3.3.2. A apresentação poderá ser por meio audiovisual, lousa ou oralmente pelo(a) candidato(a), sendo que o(a) candidato(a) pode obter uma nota de defesa do projeto entre zero e cinco pontos.

3.3.3. Candidatos com nota na defesa do projeto inferior a 2,5 pontos serão eliminados do processo seletivo.

3.3.4.A nota final será formada pela nota da segunda fase somada à nota da defesa do projeto.

3.4.   Serão convocados para a matrícula os candidatos que não foram eliminados, em ordem decrescente de nota final até completar as vagas ofertadas.

3.4.1. Em caso de empates na nota dos últimos selecionados, todos os candidatos com a mesma nota serão convocados.

3.4.2. Serão convocados para a lista de espera os candidatos em ordem decrescente de nota final.

 

4.      DOCUMENTAÇÃO PARA A INSCRIÇÃO

Para a inscrição o(a) candidato(a) deverá submeter no site https://www.pecim.fe.unicamp.br  os seguintes documentos em formato digital no padrão PDF (outros padrões não serão considerados para inscrição):

A.    Projeto de Pesquisa, segundo as sugestões constantes deste edital (ver Anexo 1).

B.    Curriculum Vitae (no formato do Currículo Lattes ou segundo sua preferência).

C.    Tabela de pontuação do Currículo (ver Anexo 2)

D.    Endereço eletrônico do seu Currículo Lattes.

E.    Cópia do diploma de conclusão de curso superior, reconhecido pelo MEC (ou certificado de conclusão).

F.    Cópia do diploma ou certificado de conclusão de curso de mestrado reconhecido pela CAPES (ou atestado de matrícula) para inscrição no Doutorado.

G.    Cópia do histórico escolar do curso de graduação.

H.    Cópia do histórico escolar do curso de mestrado para inscrição no Doutorado.

I.    Cópia ou endereço eletrônico da Dissertação de Mestrado (caso já tenha defendido).

Observação 1: Por ocasião da matrícula inicial no curso, todas as cópias de documentação serão confrontadas com os originais, no caso dos candidatos aprovados.

Observação 2: Não serão aceitas outras formas de inscrição (presencial, correio etc.).

 

5.      DATAS DO PROCESSO SELETIVO

Todo o acompanhamento dos resultados poderá ser realizado pelo site https://www.pecim.fe.unicamp.br.

 

5.1. Inscrição em https://www.pecim.fe.unicamp.br

23 de Julho a 23 de setembro de 2018

5.2. Publicação das Referências Bibliográficas

23 de Julho de 2018

5.3. Prova dissertativa

29 de Setembro de 2018, Sábado, 8h30min no campus Unicamp-Barão Geraldo (local a ser informado)

5.4. Resultado da Primeira Fase

16 de Outubro de 2018

5.5. Prazo para recurso em relação à prova escrita:

16 a 18 de Outubro de 2018

*5.6. Convocação para entrevistas:

09 de novembro de 2018

*5.7. Entrevistas (local a ser informado):

20 de novembro a 30 de Novembro de 2018

*5.8. Resultados da Terceira Fase e Convocação para matrícula

10 de Dezembro de 2018

5.9. Matrícula Presencial no campus da Unicamp-Barão Geraldo:

06 a 08  de Fevereiro de 2019

   

            * RETIFICADOS EM 22/10/2018 - RETIFICAÇÃO EDITAL 03/2018

 

6.      DOS TEMAS PRIORITÁRIOS DE PESQUISA

No presente processo de seleção, estamos indicando temas prioritários de pesquisa sugeridos pelos professores do PECIM. Os temas podem ser tratados nas diversas áreas de ciências e matemática. Os temas são: Avaliação e Ensino; Educação Ambiental; Educação e Ensino em Espaços não Formais; Ensino à Distância; Ensino de Ciências Naturais; Estado da Arte, Formação de Professores; História das Ciências; Interdisciplinaridade; Linguagens no Ensino das Ciências; Livro Didático e Ensino; Pedagogia do Lugar; Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e Ensino.

 

7.      DO PROJETO DE PESQUISA

Uma sugestão de roteiro para o projeto de pesquisa pode ser encontrada no Anexo 1. Esse roteiro é uma sugestão, podendo ser alterado a critério do(a) candidato(a). O projeto deverá ter até 12 (doze) páginas, incluindo folha de rosto, bibliografia e anexos se houver.

 

8.      DA PROVA DISSERTATIVA

A prova dissertativa será realizada presencialmente no campus da Unicamp-Barão Geraldo, em local e horário a ser divulgado na página do PECIM, de Conhecimentos em Ensino de Ciências e Matemática e avaliará os conhecimentos do(a) candidato(a) neste campo de ensino e pesquisa ou áreas afins, bem como a capacidade de interpretação e de argumentação, a coerência do texto e a correção da linguagem, não sendo permitido qualquer tipo de consulta. Essa prova será norteada por algumas referências bibliográficas divulgadas em Edital no site https://www.pecim.unicamp.br. Além das referências fornecidas, as questões poderão versar sobre a literatura acadêmica e científica no campo da Educação em Ciências, da Educação Matemática e da Educação em geral.

 

9.      DA ENTREVISTA

A entrevista ocorrerá no campus da Unicamp-Barão Geraldo em local e horário a ser divulgado, e será realizada por uma Comissão composta de, no mínimo, dois docentes do programa. Além da apresentação pelo(a) candidato(a), a entrevista versará sobre o projeto de pesquisa, o currículo e a prova dissertativa, entre outros aspectos a serem considerados pela Comissão.

 

10.    INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

 

10.1. Ao se inscrever, o(a) candidato(a) aceita as condições e normas estabelecidas no presente Edital;

10.2. Os casos omissos no presente Edital serão resolvidos pela Comissão de Seleção do PECIM.

 

Campinas, 14 de Julho de 2018.

 

 

ANEXO 1

 

Título do seu Projeto de Pesquisa

 

 

Fulano de Tal

fdtal@email.br

 

 

Resumo

 

O resumo deve conter entre 150 e 250 palavras e apresentar brevemente justificativa, problema, objetivos e metodologia do projeto, entre outros elementos que você julgar necessários

 

 

 

Tema prioritário do Projeto de Pesquisa. Por exemplo

Formação de Professores ou

Linguagens no Ensino de Ciências

 

 

Defina a principal ênfase do projeto enquanto área de conhecimento. Por exemplo,

Ciências Naturais ou

Matemática ou Geociências ou

outra área de conhecimento

 

Processo Seletivo para o Mestrado (Doutorado) PECIM/Unicamp

 

 

Campinas, mês de 2018

 

 

Formatação:

O projeto deve constar de um máximo de 12 (doze) páginas em tamanho A4, incluindo a folha de rosto, com margens de 2,5 cm nas laterais e 3,0 cm no topo e na base do papel. A letra no texto deve ser Arial 12, com espaçamento 1,5. A sugestão é para manter os tópicos em negrito, porém você pode seguir uma estrutura própria, se assim o desejar, mantendo o limite de páginas.

 

Apresentação:

O projeto deverá ser iniciado por uma apresentação pessoal sobre o tema da pesquisa, expondo sinteticamente como se chegou ao tema de investigação, qual foi a gênese do problema proposto e quais as circunstâncias profissionais e/ou pessoais que conduziram à opção por esse tema, dentre outros aspectos.

É importante que você exponha quais são suas expectativas para o curso e como elas se relacionam com sua história profissional, acadêmica/escolar e pessoal.

 

Objetivo e problema da pesquisa:

É uma exposição mais objetiva e técnica sobre o que já foi anunciado anteriormente. Deve-se explicitar claramente o problema e objetivo(s) da pesquisa.

 

Justificativa e fundamentação:

Este tópico procura situar a importância do projeto e sua contribuição para a área de pesquisa. Você poderá apresentar uma breve revisão da literatura, para auxiliar a situar o seu projeto em um contexto mais amplo. A revisão bibliográfica não deve ser excessiva, devendo ater-se aos principais autores que norteiam sua futura área de trabalho. Caso já tenha definida uma linha teórica de fundamentação e o referencial para sua pesquisa isso também pode ser mencionado.

 

Metodologia (fontes, procedimentos e etapas da pesquisa):

Nesse item devem ser descritos os procedimentos metodológicos e técnicos que você pretende utilizar em seu trabalho, bem como as fontes (documentais ou empíricas) que espera analisar. Procure indicar qual a sequência de trabalho que você pretenderá seguir.

 

Resultados esperados e contribuições.

 

Referências Bibliográficas de acordo com a ABNT.

 

 

Anexo 2 – Pontuação de Currículo –

 

Para Doutorado

 

Candidato

 

 

 

  1. PRODUÇÃO CIENTÍFICA/TÉCNICA/CULTURAL E/OU ARTÍSTICA

Publicação

Pontos

(por item)

Pontuação do candidato

Pontuação da banca

1.1

Livro - Autor

10

 

 

1.2

Livro - Organizador

7

 

 

1.3

Artigo em periódico – ISSN (indexado)

6

 

 

1.4

Capítulo de Livro

6

 

 

1.5

Trabalho completo em Evento

5

 

 

1.6

Publicação em Revista e/ou Jornal

5

 

 

1.7

Resumo Expandido em Evento

4

 

 

1.8

Resumo Simples em Evento

3

 

 

 

Subtotal (Nota Máxima 50)

 

 

 

  1. PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO

Funções

Pontos

(por item)

Pontuação do candidato

Pontuação da banca

2.1

Coordenador de projeto de pesquisa, de extensão ou de ensino

10

 

 

2.2

Participante de projeto de pesquisa, de extensão ou de ensino

7

 

 

2.3

Membro de Conselho Editorial

5

 

 

2.4

Coordenador de Área do PIBID

10

 

 

2.5

Supervisor de PIBID

7

 

 

2.6

Membro de comitê de pesquisa, de extensão ou de ensino

5

 

 

 

Subtotal (Nota Máxima 40)

 

 

 

  1. ORIENTAÇÕES

Orientações / co-orientações 

Pontos

(por item)

 

Pontuação do candidato

Pontuação da banca

3.1

Orientação de Especialização

5

 

 

3.2

Orientação de Graduação: Iniciação Científica,TCC, Extensão

4

 

 

 

Subtotal (Nota Máxima 20)

 

 

 

  1. PARTICIPAÇÃO EM BANCAS EXAMINADORAS

Atividades Acadêmicas

Pontos

(por item)

Pontuação do candidato

Pontuação da banca

4.1

Participação em Banca Examinadora de concurso público para Magistério Superior

2

 

 

4.2

Participação em Banca Examinadora Seleção de Professores promovidos por IES Pública

2

 

 

4.3

Participação em Banca Examinadora Defesa de Monografia (Especialização e TCC)

1

 

 

4.4

Participação em outras modalidades de Banca Examinadora Científica e/ou Pedagógica

1

 

 

 

Subtotal (Nota Máxima 10)

 

 

 

  1.  PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

Participações

Pontos

(por item)

Pontuação atribuída pelo candidato

Pontuação atribuída pela banca

5.1

Organização de Eventos, Feiras e/ou Mostras Científicas

6

 

 

5.2

Palestrante, Conferencista

5

 

 

5.3

Comunicação Oral em Evento

4

 

 

5.4

Ministrante de Minicurso e/ou de Oficina (carga horária mínima de 20h)

4

 

 

5.5

Apresentação de pôster em Evento

3

 

 

 

Subtotal (Nota Máxima 30)

 

 

 

  1. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL (ÚLTIMOS CINCO ANOS)

Experiências

Pontos

(por item)

Pontuação atribuída pelo candidato

Pontuação atribuída pela banca

6.1

Docência no ensino superior (semestral)

10

 

 

6.2

Docência no ensino básico (anual)

7

 

 

6.3

Tutoria em Educação a Distância (semestral)

3

 

 

6.4

Monitoria em Ensino Superior (semestral)

4

 

 

6.5

Monitoria em Educação Básica (anual)

4

 

 

 

Subtotal (Nota Máxima 50)

 

 

 

             

 

Resumo Pontuação

Item

Nota atribuída ao candidato

Nota atribuída pela banca

1. Produção Científica, Técnica, Cultural e/ou Artística

 

 

2. Pesquisa, Ensino e Extensão

 

 

3. Orientação

 

 

4. Participação em Bancas Examinadoras

 

 

5. Participação em Eventos

 

 

6. Experiência Profissional

 

 

Total

 

 

 

 

Para Mestrado

 

Candidato

 

 

 

  1. PRODUÇÃO CIENTÍFICA/TÉCNICA/CULTURAL E/OU ARTÍSTICA

Publicação

Pontos

(por item)

Pontuação do candidato

Pontuação da banca

1.1

Livro - Autor

10

 

 

1.2

Livro - Organizador

7

 

 

1.3

Artigo em periódico – ISSN (indexado)

5

 

 

1.4

Capítulo de Livro

5

 

 

1.5

Trabalho completo em Evento

5

 

 

1.6

Publicação em Revista e/ou Jornal

4

 

 

1.7

Resumo Expandido em Evento

4

 

 

1.8

Resumo Simples em Evento

3

 

 

 

Subtotal (Nota Máxima 50)

 

 

 

  1. PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO

Funções

Pontos

(por item)

Pontuação do candidato

Pontuação da banca

2.1

Participante de projeto de pesquisa, de extensão ou de ensino

10

 

 

2.2

Supervisor de PIBID (anual)

5

 

 

2.3

Bolsista PIBID (anual)

5

 

 

2.4

Bolsista em projeto de pesquisa, de extensão ou de ensino (anual)

5

 

 

 

Subtotal (Nota Máxima 40)

 

 

 

  1. PARTICIPAÇÃO EM BANCAS EXAMINADORAS

Atividades Acadêmicas

Pontos

(por item)

Pontuação do candidato

Pontuação da banca

3.1

Participação em Banca Examinadora de concurso público para Magistério Superior

3

 

 

3.3

Participação em Banca Examinadora Seleção de Professores promovidos por IES Pública

2

 

 

3.4

Participação em Banca Examinadora Defesa de Monografia (Especialização e TCC)

2

 

 

 

Subtotal (Nota Máxima 10)

 

 

 

  1.  PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

Participações

Pontos

(por item)

Pontuação atribuída pelo candidato

Pontuação atribuída pela banca

5.1

Organização de Eventos, Feiras e/ou Mostras Científicas

7

 

 

5.2

Palestrante, Conferencista

7

 

 

5.3

Comunicação Oral em Evento

5

 

 

5.4

Ministrante de Minicurso e/ou de Oficina (carga horária mínima de 20h)

4

 

 

5.5

Apresentação de pôster em Evento

3

 

 

 

Subtotal (Nota Máxima 40)

 

 

 

  1. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL (ÚLTIMOS CINCO ANOS)

Experiências

Pontos

(por item)

Pontuação atribuída pelo candidato

Pontuação atribuída pela banca

6.1

Docência no ensino superior (semestral)

10

 

 

6.2

Docência no ensino básico (anual)

10

 

 

6.3

Tutoria em Educação a Distância (semestral)

5

 

 

6.4

Monitoria em Ensino Superior (por semestre)

5

 

 

6.5

Monitoria em Educação Básica (anual)

5

 

 

 

Subtotal (Nota Máxima 50)

 

 

 

             

 

Resumo Pontuação

Item

Nota atribuída ao candidato

Nota atribuída pela banca

1. Produção Científica, Técnica, Cultural e/ou Artística

 

 

2. Pesquisa, Ensino e Extensão

 

 

3. Orientação

 

 

4. Participação em Bancas Examinadoras

 

 

5. Participação em Eventos

 

 

6. Experiência Profissional

 

 

Total

 

 

EDITAL 03/2018

BIBLIOGRAFIA para o PROCESSO SELETIVO

 

Para ambos Mestrado e Doutorado

 

LÜDKE, Menga et al. O professor, seu saber e sua pesquisa. Educação & Sociedade, v. 22, n. 74, p. 77-96, 2001.

 

MORTIMER, Eduardo F.; SCOTT, Phil. Atividade discursiva nas salas de aula de ciências: uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensino. Investigações em ensino de ciências, v. 7, n. 3, p. 283-306, 2016.

 

Para o Mestrado

 

HODSON, Derek. Hacia un enfoque más crítico del trabajo de laboratorio. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, v. 12, n. 3, p. 299-313, 1994.

 

SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 17, n. spe, p. 49-67, 2015.

 

Para o Doutorado

 

MISHRA, Punya; KOEHLER, Matthew J. Technological pedagogical content knowledge: A framework for teacher knowledge. Teachers college record, v. 108, n. 6, p. 1017, 2006.

 

QUINTANILLA, M. La ciencia en la escuela: un saber fascinante para aprender a “leer el mundo”. Revista pensamiento educativo, v. 39, n. 2, p. 177-204, 2006.