Apresentação

O Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática – Mestrado e Doutorado (PECIM) da Unicamp é integrado por quatro unidades acadêmicas da Unicamp: Faculdade de Educação, Instituto de Física “Gleb Wataghin”, Instituto de Geociências e Instituto de Química. Conta ainda com a participação de docentes do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC), do Instituto de Biologia (IB), da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA),  da Faculdade de Tecnologia (FT) e do Núcleo Informática Educacional (NIED).

O foco de atenção principal do programa, de suas linhas de pesquisa e das teses e dissertações concluídas é a produção de conhecimentos no campo da Educação em Ciências, compreendendo aspectos integrados das Ciências da Natureza ou de suas áreas específicas – Física, Geociências, Química e Biologia – e no campo da Educação Matemática. A atenção especial é dada ao desenvolvimento de conhecimentos que possam contribuir direta e efetivamente para a melhoria da formação dos professores das áreas envolvidas nos diversos níveis de escolarização e para a melhoria da educação formal ou não formal de um modo geral.

Objetivos

O Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática tem por objetivo o desenvolvimento de pesquisas que visem:

• Produzir conhecimentos no campo do ensino de Ciências e Matemática.
  • Aprimorar o processo de formação de professores da educação básica no campo das Ciências e da Matemática.
  • Articular os saberes e as experiências de professores, obtidos no decorrer de sua atuação profissional, com os conhecimentos acadêmicos no campo da Matemática, das Ciências da Natureza e da Educação.
  • Compreender a prática pedagógica escolar no campo das Ciências e da Matemática e investigar processos de reflexão e de transformação dessa prática.
  • Desenvolver e avaliar métodos e materiais didáticos destinados ao ensino de Ciências e Matemática.

Público Alvo

Os cursos de Mestrado e de Doutorado do PECIM estão abertos aos interessados em geral com graduação em nível superior (para o mestrado) ou graduação em nível superior e título de mestrado acadêmico ou profissional (para o doutorado), conforme previsto no Regulamento do Programa. Em especial, será estimulada a participação de professores que atuem no exercício da docência de disciplinas da área de Ciências da Natureza ou de Matemática na educação básica, tendo em vista os objetivos centrais do Programa.

Mais do que simplesmente agrupar um conjunto de experiências isoladas existentes na Unicamp desde meados da década de 1970, seja em programas de pós-graduação específicos, seja em linhas de pesquisa nas unidades aqui envolvidas, esse curso propõe novos enfoques para a compreensão da formação de professores da educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) ou da educação superior e também de pesquisadores em ensino na área das Ciências da Natureza e da Matemática.

Com intuito de facilitar a administração acadêmica dos cursos e os trâmites internos na universidade, acompanhamento e avaliações periódicas do Programa, a Faculdade de Educação foi escolhida como primeira “sede acadêmica” pelo prazo de 4 (quatro) anos, estabelecendo-se na sequência um sistema de rodízio entre as unidades integrantes do Programa. Desde 2015, a sede acadêmica encontra-se no Instituto de Física Gleb Wataghin/IFGW.