A Estrutura do Programa

O Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática é constituído por disciplinas obrigatórias e eletivas, exames de qualificação e dissertações ou teses vinculados às linhas de pesquisa do programa, em conformidade com o Regulamento do Programa. O currículo de atividades a ser desenvolvido pelo (a) aluno (a) será proposto pelo(s) orientador(es) responsável(is), em comum acordo com o aluno (a), levando-se em conta a natureza de sua pesquisa e o estágio de formação.

O curso de Mestrado tem a duração de até 30 meses e o curso de Doutorado tem a duração de até 48 meses. O Regulamento estabelece que o exame de Qualificação ocorra em até 21 meses do início do curso de Mestrado ou até 33 meses no caso do curso de Doutorado.

A estrutura curricular prevê a realização de pelo menos 26 créditos em disciplinas obrigatórias e eletivas a serem oferecidas pelo corpo docente do programa. O núcleo obrigatório é composto de 5 disciplinas de 2 créditos cada, abrangendo aspectos relacionados às tendências da pesquisa em Educação em Ciências e Educação Matemática (EC110 e EC120), aos aspectos metodológicos das pesquisas nessas áreas (EC100) e à discussão e aprimoramento dos projetos de pesquisa dos alunos (EC111, EC112, EC121 e EC122). Sugere-se que estas disciplinas sejam realizadas pelos alunos no 1º e 2º semestre dos respectivos cursos. Uma última disciplina (Seminários - EC130 (mestrado) e EC140 (doutorado)) abrange a frequência a um número mínimo de atividades acadêmicas como defesas, exames de qualificação, palestras, eventos, seminários PECIM, entre outros. Detalhes quantitativos podem ser consultados nas respectivas ementas disponíveis no Catálogo de Pós-graduação.

Os alunos deverão cursar também 4 disciplinas de 4 créditos cada do núcleo eletivo, sendo pelo menos 1 disciplina abrangendo temas específicos do campo das Ciências da Natureza e da Matemática (código EC3XX)  e 1 disciplina abrangendo temas do campo da Educação, da Educação em Ciências e da Educação Matemática (código EC7XX). Sugere-se que o aluno realize estas disciplinas nos 3 primeiros semestres dos respectivos cursos. A critério do orientador e das necessidades da pesquisa, o (a) aluno (a) poderá cursar alguma (s) dessa (s) disciplina (s) do núcleo eletivo junto a outros programas de pós-graduação da UNICAMP ou de outras instituições que contem com o reconhecimento da CAPES, até o limite máximo de 8 (oito) créditos.